Imagem profissional: Forças essenciais para a carreira

Seja no mercado corporativo ou empreendedor, a imagem de um bom profissional não depende mais somente de sua formação, iniciativa e boas ideias. É preciso mais para fazer a diferença.

Fazer gestão da imagem profissional tornou-se o grande trunfo para quem quer criar uma marca pessoal de impacto no mercado de trabalho e garantir uma reputação positiva. Só com consciência e um olhar estratégico sobre si é possível criar boa impressão continuamente junto a clientes, parceiros e fornecedores, transmitindo a mensagem de credibilidade e competência necessárias para alcançar as metas traçadas para a carreira. 

Para fazer diferença entre tanta gente boa, é preciso que o profissional esteja atento a importantes atitudes que serão notadas e farão parte da percepção de seus interlocutores e abaixo eu listo cinco delas:

  1. Aparência ‘além da roupa’

‘Você não terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão’. A frase do designer americano Aaron Burns reflete algo que não se pode contestar. Em poucos segundos alguém nos avalia e, dali, toma a decisão de se relacionar ou não conosco.

Neste sentido, o vestuário, o meio mais comum e imediato, faz o papel de protagonista do momento, pois estar adequado à ocasião e sua posição, sem perder seu estilo, te dá uma bela vantagem sobre outros. 

Mas não adianta nada investir em roupas incríveis se outros cuidados na aparência sofrem deslizes. Por isso, cuide sempre da tintura e do corte do cabelo, tenha sempre uma pele saudável e bonita (minimamente maquiada, no caso das mulheres), unhas cortadas e barba feita. O todo é feito da soma dos detalhes.

  1. Comportamento nas redes sociais

Não existe mais vida real e vida virtual. O mundo online dominou as relações e, em muitos casos, ele é o responsável pela primeira impressão (quantas pessoas você conheceu primeiro virtualmente?). Por isso, não se descuide nem por um minuto das suas redes sociais e de suas postagens. Fotos duvidosas, sensuais, na balada (cuidados com as marcações dos amigos!), associações indevidas com pessoas de reputação suspeita, posts ‘reclamões’ ou com opiniões polêmicas ou preconceituosas, palavrões, discussões acaloradas etc… Tudo isso pode depor contra você na hora de uma interação importante. 

Em 2016 a empresa CareerBuilder fez um levantamento que mostrou que mais de 60% dos empregadores utilizam as redes sociais para contratar ou promover algum candidato e 49% dizem já ter encontrado algum motivo para desistir. Não faça parte da estatística ruim dessa ferramenta.

  1. Coerência entre ser e parecer

Alguém aí já ficou em dúvida sobre um cardiologista que fuma sem parar? Um nutricionista que tá sempre comendo mil besteiras? Pois bem…

A coerência entre discurso e atitude é outro elemento importante para o fortalecimento de sua marca pessoal e de sua imagem profissional. Temos que ter em mente que a percepção é sempre do outro e, por mais que você seja incrível na essência, são seus atos que falam por você e eles precisam estar em convergência com o que você prega em todo lugar (online e off-line), em todos os momentos.

  1. Reconhecimento e autoridade

Com tanta gente boa no mercado o ideal agora é ser reconhecido pelo que você faz com clareza e ser cada vez mais especialista em seu segmento.

Para agarrar essa oportunidade não deixe de estudar e se atualizar o quanto possível. Faça cursos, frequente palestras, leia muito sobre seu tema de interesse e temas adjacentes e aproveite todas as chances para se mostrar um profissional antenado.

Se possível, divida o conhecimento e a experiência que você tem com colegas de trabalho ou de profissão: escreva artigos, um livro, dê palestras e transforme-se, no devido tempo, em uma autoridade no assunto em que você atua. O resultado? empregabilidade, negócios e rendimentos!

  1. Networking estratégico

Esqueça happy hours e eventos aleatórios, onde o único objetivo é diversão e jogar conversa fora.  Essa parte é boa, muito!, mas o profissional consciente e estratégico aproveita todas as interações para dar mais um passo em direção aos seus objetivos de carreira.

Muita gente ainda pensa no networking como uma ponte para clientes, mas não restrinja sua visão somente a isso. Encontros contribuem o tempo todo com a construção de

 sua reputação, pode te colocar em contato com bons fornecedores, futuros parceiros de negócios ou mesmo alguém da mídia que possa promover você e seu negócio.

Além disso, esteja sempre preocupado em manter aquecidos os contatos antigos. Jamais esqueça sua rede de contatos e mostre-se sempre presente para quem precisar de você. Seja reconhecido por dar mais que receber.

Tim-tim! Um brinde às conexões!