O que o gerenciamento da sua marca pessoal não vai fazer por você

Uma estratégia em marca pessoal pode fazer a diferença entre o ‘sim’ e o ‘não’ na sua carreira mas, nem de longe,  isso quer dizer que tudo se resolve em um simples passe de mágica.

 

A decisão de olhar com mais atenção para sua carreira, independente de qual fase ela se encontra – se no início ou em desenvolvimento, se é um alto executivo, empresário ou empreendedor –, você está de fato tomando as rédeas da situação, planejando de forma estratégica a imagem mais favorável (e genuína) para o alcance da satisfação e êxito profissional.

Os benefícios do gerenciamento de imagem são muitos:  reconhecimento dos seus atributos, direcionamento de seus objetivos profissionais, alinhamento de seus esforços em prol de relações de valor e tantos outros que, juntos, vão facilitar sua escalada rumo a uma imagem diferenciada e competitiva, bases para uma carreira sólida e uma reputação memorável.

Mas você sabe o que o gerenciamento de imagem NÃO vai fazer por você nem pela sua carreira? Listei aqui cinco pontos que você deve ter ciência na hora de decidir pela contratação de um especialista para si mesmo ou para os colaboradores de sua empresa.

Vem ver!

Conseguir um emprego  ou uma promoção para você

Cuidar da sua aparência, da forma como você se comporta no ambiente profissional e da melhor comunicação de seus atributos são os elementos que fundamentam o gerenciamento da sua marca pessoal e, como consequência, sua imagem profissional. Tais medidas vão convergir para sua empregabilidade e para o surgimento de melhores e novas oportunidades, mas sem o seu empenho, e principalmente sem sua consciência da necessidade de administrar a marca ‘você S.A.’, todas as melhores táticas vão por água abaixo.

Ocultar carência de habilidades ou incompetências

Posicionar sua imagem profissional está relacionado à descoberta, ressignificação e desenvolvimento de habilidades e competências que você tem e por algum motivo estão ‘adormecidas’. Se a ideia é comunicar e basear sua carreira em algo que não é genuíno em você, desista. O gerenciamento não gerencia o que não existe!

Tornar você autoconfiante

Ganhamos autoconfiança conforme progredimos em nosso autoconhecimento, reconhecendo nossas fraquezas e nossos melhores atributos, fazendo esses últimos trabalharem a nosso favor. Se você não faz uma entrega real, abre sua mente para novas ideias, críticas e sugestões, você continuará sendo a mesma pessoa, insegura sobre o quê e como se comunicar com o ambiente em que você vive e quer prosperar.

Transformar você em uma estrela

Se seu objetivo é ser famoso a qualquer custo, sugiro buscar outro caminho, que não o gerenciamento da sua imagem profissional. O objetivo aqui é fazer você se diferenciar entre os profissionais, ser reconhecido como uma marca pessoal de valor entre seu público (superiores, colaboradores e mercado), gerar credibilidade para você e para o que você se propõe a fazer.  Aqui não tem os quinze minutos de fama, mas uma carreira sustentável.

Fazer de você um milionário

A ideia do gerenciamento estratégico é criar uma imagem sólida, baseada em suas competências e valores, e a partir daí alinhar você a seus objetivos profissionais, Com uma sequência de ações ordenadas e fundamentadas, a imagem profissional começa um processo natural de crescimento e influência, que impacta em resultados financeiros, já que isso tornará você uma melhor escolha no mercado. Se você vai ficar rico? Pode ser. Mas a certeza mesmo é que você se torne uma referência positiva e sempre confiável.

 

Agora que você já sabe que o gerenciamento da imagem profissional não é a lâmpada do Aladim, já pode pensar em resultados duradouros e confiáveis para sua carreira e para o desenvolvimento de sua equipe, fazendo de 2018 um ano de transformação. Que tal?